O marketing digital Ʃ uma ferramenta que conquistou papel fundamental para atrair clientes e alcanƧar resultados.
Este artigo vai mostrar para vocĆŖ que um negócio fĆsico necessariamente precisa de marketing digital. Depois, apresentarĆ” estratĆ©gias para atrair clientes e alavancar o seu negócio.
O que Ć© marketing digitalĀ ?
Trata-se de uma sƩrie de estratƩgias, ferramentas e tƔticas usadas pelas empresas para vender seus produtos e serviƧos na internet.
A meta é potencializar o poder de atração e conversão de clientes no universo online. Vamos saber mais sobre essas estratégias?
Site otimizado para o Google
Imaginemos uma empresa que vende defensivos agrĆcolas. Ela precisa de um site que seja otimizado de modo que quando uma alguĆ©m pesquisar a palavra-chave ādefensivos agrĆcolasā, sua marca apareƧa nos resultados do Google.
Ou seja, com a otimização, quem quer que se interesse por esse produto encontrar a usa empresa com facilidade.
Redes sociais
O Facebook e o Instagram, por exemplo, podem ser utilizados por uma marca que vende mĆ”quinas agrĆcolas para criar uma conexĆ£o mais Ćntimas com os seguidores.
Isso divulga a empresa e constrói um grupo de clientes pautados na fidelidade.
E-mail marketing
Consiste em enviar promoções e conteúdo para endereços de e-mail coletados de clientes.
A ideia é manter a frequência no relacionamento para que as pessoas não esqueçam de você futuramente.
Influenciadores digitais
HƔ estudos mostrando que as pessoas realizam compras a partir de recomendaƧƵes de influenciadores da internet.
Essa tendĆŖncia precisa ser aproveitada para ampliar o pĆŗblico da sua marca.
Criação de conteúdo
Produzir e compartilhar conteĆŗdo em diversos canais visa encantar e educar os consumidores na jornada de compra.
Dessa forma, uma empresa, digamos, de geomonitoramento pode criar um blog para destacar todos os benefĆcios desse tipo de serviƧo para a lavouras.
Busca-se criar valor e desenvolver um relacionamento para que a sua marca seja lembrada no momento da escolha do cliente.
Publicidade online
Deve ser considerada a possibilidade de investimento em anĆŗncios pagos no Facebook Ads ou Google Ads objetivando chegar a um pĆŗblico segmentado.
Por que marketing digital em negócios fĆsicos?
Seja qual for o produto ou serviƧo pretendido por uma pessoa, a jornada de compra vai comeƧar pelo Google.
Por isso, a presenƧa digital de qualquer negócio fĆsico deve ser sólida, caso contrĆ”rio os consumidores nĆ£o vĆ£o encontrĆ”-lo.
O marketing digital busca atrair clientes e tambƩm fidelizƔ-los, pois se alguƩm jƔ tem conhecimento da sua marca, fica mais fƔcil vender.
Mas por que motivo os negócios fĆsicos precisam se preocupar com marketing digital? Ć sobre isso que vamos conversar agora.
Superar fronteiras
O alcance geogrĆ”fico dos negócios fĆsicos tem limitação. O marketing digital resolve esse problema.
Com ele, o negócio local converte-se em negócio global.
Competir no ambiente digital
A concorrência estÔ no mundo online, além do espaço local.
Uma fÔbrica de peças, por exemplo, que não disponibiliza seu catÔlogo nas redes sociais vai ser ultrapassada por empresas que fazem isso.
O marketing digital auxilia na competição dos negócios fĆsicos.
Facilitar para o cliente
No mundo atual, os consumidores querem conveniĆŖncia no sentido de saber informaƧƵes relevantes antes de fazer visita ao seu negócio fĆsico.
Isso significa deixar claro para eles coisas como horÔrio de funcionamento e apresentar o catÔlogo de produtos e serviços de antemão.
Relacionar-se com o cliente
Marketing digital, como jÔ dissemos, tem a missão de atrair clientes e nutrir os que jÔ existem.
Com o e-mail marketing, os blogs e as redes sociais acontece uma conexão personalizada com os consumidores.
Mensurar e analisar os resultados
Com o marketing digital hƔ a vantagem de se conseguir mensurar o desempenho das estratƩgias, de modo a promover otimizaƧƵes.
Nesse sentido, existem ferramentas como o Google Analytics que possibilitam o acompanhamento do trƔfego, o comportamento do usuƔrio e o retorno sobre o que foi investido.
Fazer publicidade eficiente e acessĆvel
O marketing digital permite opƧƵes de publicidade mais acessĆveis e eficientes se comparado aos modelos tradicionais.
De que maneira atrair clientes pela internetĀ ?
Pois bem. Depois de conhecer os benefĆcios do marketing digital, chegou o momento de entender como atrair clientes pela internet. A seguir, vocĆŖ vai aprender como colocar em prĆ”tica as estratĆ©gias que devem ser priorizadas.Ā
Coloque-se no Google
O Google Ʃ o buscador utilizado por 99% dos usuƔrios para encontrar o que quer que seja.
Portanto, é preciso aparecer no Google para que você apareça para as pessoas. Você conseguirÔ isso seguindo as dicas que selecionamos a seguir:
Faça a configuração do Google Meu Negócio
A primeira coisa a fazer Ʃ configurar uma pƔgina nesse recurso nativo.
Assim, serĆ” possĆvel que informaƧƵes essenciais do seu negócio sejam encontradas pelas pessoas.
Com isso, potencializa-se a possibilidade de os usuÔrios encontrarem você e fazerem contato.
Crie um site
Não basta apenas estar presente nas redes sociais. à necessÔrio ter um site, ou seja, o seu território na internet.
à lÔ que os usuÔrios serão direcionados para a apresentação dos seus serviços e produtos, além de ser um ponto de melhora da sua visibilidade na rede.
Otimize suas pƔginas
SEO (Search Engine Optimization) são estratégias que funcionam para otimizar as suas pÔginas para que o Google possa encontrÔ-las com mais facilidade e, consequentemente, trazer mais visibilidade à sua marca.
A ideia Ʃ que o seu site esteja nas primeiras posiƧƵes dos resultados de busca. Um site otimizado para os mecanismos de busca ganharƔ em visibilidade, credibilidade, trƔfego e conversƵes.
Dentre as ações de otimização de um site destacam-se:
Pesquisa de palavra-chave
O primeiro passo é saber quais as palavras-chave que as pessoas usarão para procurar informações que tem a ver com o seu site. HÔ ferramentas que podem ajudar nesse sentido, a saber, os planejadores de palavras-chave.
TĆtulo e descrição
São informações importante para que o algoritmo reconheça o tipo de conteúdo e atraia cliques nos resultados de pesquisa
URLs amigƔveis
As URLs precisam conter as palavras-chave da pƔgina e serem curtas e descritivas.
Links internos
Linkar uma pÔgina à outra do seu site contribui para a navegação e conquista de autoridade.
Backlinks
São links para o seu site que estão em outros sites. Com isso, o Google entende que você produz conteúdo rico.
Velocidade do site
Um site que carrega com rapidez é um dos critérios de classificação dos mecanismos de busca.
Responsividade
O site deve ter compatibilidade e ser amigÔvel com dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Tags HTML
As tags de tĆtulo (H1, H2, H3…) devem ser utilizadas corretamente, assim como as tags ALT para imagens.
Analytics
à importante lançar mão dessas ferramentas para medir o desempenho e ajustar o que for preciso.
Redes sociais
Para melhorar sua visibilidade, uma das estratégias bÔsicas é compartilhara o seu conteúdo nas redes sociais.
FaƧa atualização frequenteĀ
Sites ativos e atualizados tĆŖm a preferĆŖncia dos mecanismos de busca.
Use e abuse das redes sociais
As redes sociais são determinantes para as suas vendas e relacionamento. Só o Instagram, por exemplo, tem mais de 113 milhões de usuÔrios no Brasil.
Sabe-se que o brasileiro tem basicamente trĆŖs objetivos nas redes sociais:
⢠Relacionar-se: compartilhar momentos com amigos e interagir com as marcas. As pessoas estão à procura de conteúdo que tenha autenticidade e as façam se sentir como pertencentes de uma comunidade.
⢠Conhecer novas histórias: envolver-se em conteúdo que inspire e traga inspiração. As pessoas estão à procura de narrativas que possam se identificar.
⢠Comprar: o Instagram é um universo de vendas também. As pessoas estão à procura de novidades e promoções interessantes.
Otimize a biografia
Esse é o campo no seu perfil para deixar suas informações bÔsicas como nome, ocupação, local, e-mail, link.
à interessante usar palavras-chave que tenham relação como o seu nicho de mercado.
Trabalhe com os destaques
Os destaques do Instagram ajudam muito a colocar em evidĆŖncia o que vocĆŖ quer.
Organize os destaques e apresente os seus produtos e serviƧos
Poste diariamente
Postar todos os dias Ć© uma forma de manter o engajamento dos seguidores.
Então, elabore um calendÔrio e o produza conteúdo relevante.
TambƩm procure aprende a usar o feed, o reels e o story de maneira adequada.
Feed
Ć a base do seu perfil no Instagram, onde vocĆŖ pode colocar imagens e vĆdeos relacionados Ć sua marca.
Escreva legendas criativas e que tragam informação, poste fotos de qualidade, use depoimentos de clientes satisfeitos, imagens de making of e utilize hashtags que abarquem um público maior.
Reels
SĆ£o vĆdeos de atĆ© 30 segundos de duração que ficam na aba āExplorarā.
Abuse da criatividade, com efeitos, mĆŗsica edição. Aqui valem desafios, tutoriais e vĆdeos de making of.
Story
São conteúdos temporÔrios que duram 24 horas.
Explore a interatividade com perguntas e enquetes, por exemplo.
Aproveite os influenciadores
Pense em contar com influenciadores do seu segmento, pois isso causa grande impacto nos usuƔrios.
Invista em anĆŗncios
Para finalizar, Ć© preciso investir em anĆŗncios pagos.
Portanto, não deixe de usar o Google Ads e o Facebook Ads, segmentando o seu público para atingir o alvo sem erro.
Certifique-se de criar anĆŗncios atrativos e criativos; inclusive, observe como o seu concorrente vem fazendo para produzir material que dialogue com as tendĆŖncias do seu mercado.
Agora que você teve essa visão panorâmica de como atrair clientes para a sua marca, que tal conferir os nossos cursos de marketing digital no agronegócio?
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