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5 casos bem-sucedidos de marketing digital no agronegócio

O marketing digital no agronegócio é uma realidade que cada mais ganha importância, seja para aumentar as vendas, descobrir o perfil das personas, agregar valor aos produtos e serviços ou mesmo para impactar positivamente em pautas socioambientais. 

Neste artigo, trazemos 5 exemplos de empresas ligadas ao agronegócio que se destacaram por meio de campanhas de marketing extremamente eficientes.  

Boa leitura! 

1. Friboi 

Duas aƧƵes se destacam quando pensamos na Friboi. 

Primeiramente, a promoção “Miniastros”, em 2012. O exemplar de bonequinhos era adquirido quando o consumidor comprava cinco produtos Friboi. Só na semana inicial, 400 mil bonecos foram trocados.Ā 

A segunda ação foi a contratação, em 2013, do ator Tony Ramos como garoto-propaganda da empresa. O resultado foi que essa temporada – que contava com o slogan ā€œPeƧa Friboi. Carne confiĆ”vel tem nomeā€- rendeu Ć  marca o prĆŖmio Marketing Best 2013.Ā 

Mas a empresa tambĆ©m investiu muito no marketing digital. O site da Friboi, alĆ©m da loja online, conta com vĆ”rias receitas e uma função chamada ā€œchurrascĆ“metroā€, em que Ć© possĆ­vel fazer o cĆ”lculo das quantidades de carne, carvĆ£o, sal e bebidas conforme o total de pessoas.Ā 

HĆ” tambĆ©m artigos, manuais e palestras voltadas para pecuaristas, um canal do YouTube e uma mapa para localizar milhares de aƧougues no território nacional. 

Mais de 1 milhão de pessoas seguem a marca no Facebook. No Instagram, são mais de 140 mil. 

2. ItambĆ© 

Outro exemplo de marketing digital no agronegócio eficiente Ć© o da ItambĆ©. 

A empresa desenvolveu campanhas ensinando receitas tĆ­picas do Brasil. Em seguida, criou um blog com dicas bĆ”sicas, segmentado por categorias como ā€œFitnessā€, ā€œGastrĆ“ā€ e ā€œMĆ£esā€. 

Em um determinado momento, houve uma crise acarretada por denúncia a respeito do Achocolatado Itambezinho, supostamente contaminado. Esse fato não abalou a empresa, que utilizou muito bem as redes sociais para contornar a situação e reafirmar a autoridade no segmento. 

A ItambĆ© tem quase 1 milhĆ£o de seguidores no Facebook e por volta de 140 mil no Instagram. Um dos destaques da empresa sĆ£o os vĆ­deos com o chef de cozinha Leo PaixĆ£o preparando pratos, sempre com convidados conhecidos do pĆŗblico. 

3. Barenbrug do Brasil 

A empresa holandesa do setor de sementes forrageiras existe desde 1904 e estÔ no Brasil desde 2012, com atuação comercial desde 2015. 

Até a pandemia, no Brasil a marca não tinha nada relacionado ao marketing digital, como plataforma, material digitalizado e mensuração de resultados. 

Com a pandemia, a empresa comeƧou uma transição digital trabalhando com conteĆŗdos otimizados para os robĆ“s de busca do Google. 

Diversos canais ganharam vida, como podcasts, e-Books, blog, folders digitais e cursos online. Os resultados podem ser resumidos nos seguintes dados: 

O site da empresa conta com blog, e-Books, cursos, planilhas, webinar e acesso a WhatsApp para facilitar a conexĆ£o com o usuĆ”rio. 

4. Jacobs Douwe Egberts (JDE) 

Eis outro caso interessante de marketing digital no agronegócio. 

Nascida em 1753, a empresa holandesa do ramo de chÔs e cafés percebeu, em 2020, que o mercado de vendas de café online estava em franca ascensão. 

EntĆ£o, iniciou um processo rigoroso de transformação digital, reformulando todo o gerenciamento. 

O passo inicial foi entender as especificidades do universo digital e do universo da TV, no sentido de que não basta aplicar para o digital o que era produzido para a TV. 

Nesse sentido, a marca tratou de investir em capacitação digital para a equipe, de modo que habilidades especĆ­ficas fossem desenvolvidas da melhor forma. 

Ademais, a Jacobs Douwe Egberts (JDE) adotou a prĆ”tica de mensuração de dados, entrando definitivamente no mundo digital. LĆ­der de mercado, hoje estĆ” presente em mais de 140 paĆ­ses no planeta. 

5. Taurus 

Desde 2001, a empresa surgida no CanadĆ” atua no mercado de produtos agronĆ“micos. 

Durante anos trabalhou com base em processos tradicionais, inclusive no chamado boca a boca. Seu site era absolutamente mal utilizado, tal como diversas empresas do segmento da agricultura hoje em dia. 

Desde 2016, comeƧou uma renovação com base no marketing digital. Dessa forma, o site foi todo modificado, com a adição do catĆ”logo dos produtos e da criação de um blog para postar conteĆŗdo relacionado aos produtos Ć  venda. TambĆ©m passou a disponibilizar conteĆŗdo premium para cadastrados, alĆ©m de oferecer newsletters e postagens nas redes sociais, 

O acesso ao site cresceu 152% e a taxa de conversĆ£o aumentou 768%, isso no primeiro ano de transformação digital.  

Os exemplos aqui mostrados de marketing digital no agronegócio mostram muito bem que esse tipo de investimento nĆ£o Ć© meramente uma opção. No mundo de hoje, Ć© uma prĆ”tica que deve ser obrigatória para o sucesso de qualquer empresa. 

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