O que vocĆŖ estĆ” procurando?

SOU ALUNO

Como criar um produto online no agronegócio

Se você tem o desejo de ganhar dinheiro vendendo um produto online no agronegócio e ainda sabe pouco sobre o assunto, chegou a hora de aprender os primeiros passos. 

Neste artigo, preparamos dicas valiosíssimas para que que você possa iniciar sua jornada como infoprodutor no universo do agronegócio. Portanto, não sai daqui e aproveite o texto! 

Como planejar o seu produto online no agronegócio? 

A primeira coisa a fazer Ć© um planejamento otimizado e assertivo, compreendendo que hĆ” todo um ecossistema a ser elaborado para que seu produto seja bem-sucedido. 

Existem certas etapas a serem cumpridas no planejamento, sob pena de vocĆŖ nĆ£o errar fatalmente. No planejamento, vocĆŖ definirĆ” sua proposta e sua promessa, construirĆ” sua audiĆŖncia e, finalmente, criarĆ” o curso que as pessoas vĆ£o comprar. 

Quer entender melhor? EntĆ£o vamos lĆ”! 

Uma sugestĆ£o Ć© fazer um mapa mental com o nome que vocĆŖ tem em mente para que o processo fique mais claro. 

Antes de tudo, crie sua primeira ideia, que chamamos de briefing. 

A partir daĆ­ Ć© que serĆ£o definidos o produto, o cliente, a proposta e a promessa. 

Produto 

Ɖ importante orientar o planejamento com os dados do produto, como o nome, o tipo e o preƧo. Ɖ provĆ”vel que haja mudanƧas ao longo do processo, mas isso nĆ£o importa muito. 

Cliente ideal 

Para saber quem Ć© o cliente ideal para seu produto online, utilizamos o chamado AVATAR, que Ć© um processo da estratĆ©gia para descobrir quem Ć© esse cliente e trazĆŖ-lo para a realidade. 

Isso Ć© importante, porque qualquer produto, serviƧo ou projeto Ć© feito para resolver algum problema para alguĆ©m. Esse Ć© o princĆ­pio de tudo.  

HĆ” vĆ”rias formas de definir seu avatar, dentre elas, pesquisas com a audiĆŖncia, pesquisas com novos clientes e pesquisas com clientes antigos. 

No caso de quem estĆ” comeƧando do zero, quer dizer, se vocĆŖ estĆ” no processo de criação de um produto online para ensinar algo no qual vocĆŖ Ć© especialista, entĆ£o O AVATAR Ɖ VOCÊ! 

Pense como vocĆŖ era antes de adquirir a habilidade que vocĆŖ tem hoje…o que vocĆŖ queria?…o que precisou aprender?…quais problemas enfrentou? 

EntĆ£o, pense no que pode ser oferecido para que seus futuros alunos aprendam o que vocĆŖ aprendeu sem enfrentar as dores que vocĆŖ enfrentou. Nesse sentido, Ć© crucial que vocĆŖ foque nas dores e problemas do seu avatar, pois as pessoas tĆŖm a tendĆŖncia de comprar um curso mais para resolver uma dor do que para preveni-la. Ou vocĆŖ vai dizer que normalmente compra vitamina C antes de pegar gripe? 

Portanto, inicie nomeando o avatar e defina os dados demogrĆ”ficos dele, como sexo predominante, idade e profissĆ£o predominante. 

Agora vem o ponto primordial, que Ć© a definição do que ele pode estar buscando com a compra do seu produto. Em outras palavras, quais sĆ£o seus sonhos e dores? 

Proposta 

Uma vez definido seu avatar, Ć© hora de criar uma PROPOSTA, aquilo que vocĆŖ estĆ” querendo ensinar para que seu avatar tenha sucesso com seu curso online. 

Afinal, o que Ć© necessĆ”rio ensinar para que seu avatar alcance os objetivos desejados? Defina e acrescente essa ideia no seu mapa mental! 

Promessa 

A sua promessa deve consistir em apresentar benefĆ­cios e nĆ£o caracterĆ­sticas. VocĆŖ nĆ£o compra uma faca só porque ela tem uma cor diferente, mas sim porque ela tem um bom corte, nĆ£o Ć© mesmo? 

Por isso, vocĆŖ deve ter em mente qual o benefĆ­cio que as pessoas vĆ£o ter ao comprar seu produto, qual a solução que vocĆŖ estĆ” prometendo para o comprador. 

AudiĆŖncia 

VocĆŖ pode criar demanda mesmo antes de ter o curso pronto, perguntando para as pessoas o que elas esperam que seja ensinado.  

Ɖ possĆ­vel criar uma recompensa digital, como uma aula ao vivo ou um e-book, por exemplo, para presentear aqueles que fizerem cadastro em sua lista de e-mail. 

Pronta a recompensa, faƧa uma pĆ”gina de inscrição para que as pessoas deixem alguns dados para receber gratuitamente o presente. 

Para que o pĆŗblico chegue atĆ© essa pĆ”gina, uma dica Ć© criar canais nas redes sociais e produzir conteĆŗdo rico que esteja relacionado aos sonhos e dores do seu avatar, divulgando sua pĆ”gina de inscrição a cada novo post. Se quiser impulsionar seus resultados, utilizar anĆŗncios Ć© uma boa pedida. 

NĆ£o deixe de interagir com sua audiĆŖncia, ficando atento, respondendo os comentĆ”rios e construindo uma conexĆ£o com quem se cadastra na lista. 

Como criar o seu conteĆŗdo? 

A criação do conteúdo é uma parte fundamental para a venda do produto online no agronegócio. Comece definindo os objetivos de cada módulo do curso e estruture os tópicos. Pesquise e desenvolva o conteúdo de forma autêntica, não copiando, e escolha o formato mais adequado, seja um e-book, vídeo ou outro. 

Ferramentas 

Existem vĆ”rias ferramentas disponĆ­veis para a criação de conteĆŗdo digital, como o Adobe Acrobat Pro DC, Word, PAGES ou Google Docs para e-books, e diversos equipamentos para gravação de vĆ­deo, dependendo do seu orƧamento. 

ConteĆŗdo em vĆ­deo 

Se seu conteĆŗdo for no formato de vĆ­deo, o processo muda sensivelmente. 

Ɖ óbvio que seus primeiros vĆ­deos nĆ£o serĆ£o bons, a nĆ£o ser que vocĆŖ tenha muita aptidĆ£o para a tarefa, mas eles vĆ£o melhorar com a prĆ”tica. 

Existem duas maneiras de criar conteĆŗdo em vĆ­deo, uma mais lĆŗdica e outra focada no ensino. E de novo: um bom infoprodutor deve ter a sensibilidade de utilizar os dois formatos em diferentes etapas da estratĆ©gia. 

Quanto ao roteiro, o mais simples Ć© escrever o tĆ­tulo e o intuito do vĆ­deo, definir os tópicos e criar o conteĆŗdo. Em um processo um pouco mais avanƧado, vocĆŖ pode criar pequenas partes e gravar cada etapa do vĆ­deo conforme esses trechos. De um modo mais complexo, vocĆŖ tem a possibilidade de criar o conteĆŗdo integral em texto e entĆ£o gravar com o auxĆ­lio de um teleprompter ou gravar pĆ­lulas e juntar tudo na edição em seguida. 

Equipamentos 

Se para compor um e-book Ć© necessĆ”rio apenas uma ferramenta, no vĆ­deo as coisas sĆ£o diferentes. Mas nĆ£o vĆ” desanimar, pois existem opƧƵes muito honestas e relativamente baratas. 

VocĆŖ precisarĆ” de um microfone para screencasts. HĆ” alternativas de ótimo custo/benefĆ­cio no mercado. 

Quanto aos softwares, assim como os microfones, existem opƧƵes atĆ© mesmo gratuitas para a captação de tela. 

Nas gravaƧƵes de vĆ­deo em que vocĆŖ estarĆ” em cena, uma cĆ¢mera tem de ser adquirida. PorĆ©m, para quem estĆ” comeƧando e nĆ£o pode investir tanto, um smartphone consegue resolver bem essa função. Apenas fique atento e procure fazer as gravaƧƵes em ambientes bem iluminados para que a qualidade seja garantida. 

Enfim, com o tempo vocĆŖ vai ampliando seu set com equipamentos de entrada, de iluminação, gravador h1 e de lapela. No mercado livre dĆ” para encontrar excelentes preƧos, e se alguĆ©m conseguir trazer para vocĆŖ de fora do paĆ­s Ć© ainda melhor. 

O importante Ć© conseguir extrair todas as potencialidades dos seus equipamentos, nĆ£o importa o preƧo que vocĆŖ pagou por eles. 

E aí, viu como não é um bicho de sete cabeças criar um produto online no agronegócio? Deixe um comentÔrio aqui dizendo o que achou do que você aprendeu neste artigo! 

[metform form_id="823"]

Autor

Artigos relacionados