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Saiba atrair clientes por meio do marketing digital

O marketing digital Ć© uma ferramenta que conquistou papel fundamental para atrair clientes e alcanƧar resultados. 

Este artigo vai mostrar para vocĆŖ que um negócio fĆ­sico necessariamente precisa de marketing digital. Depois, apresentarĆ” estratĆ©gias para atrair clientes e alavancar o seu negócio. 

O que Ć© marketing digitalĀ ?

Trata-se de uma sĆ©rie de estratĆ©gias, ferramentas e tĆ”ticas usadas pelas empresas para vender seus produtos e serviƧos na internet. 

A meta Ć© potencializar o poder de atração e conversĆ£o de clientes no universo online. Vamos saber mais sobre essas estratĆ©gias? 

Site otimizado para o Google 

Imaginemos uma empresa que vende defensivos agrĆ­colas. Ela precisa de um site que seja otimizado de modo que quando uma alguĆ©m pesquisar a palavra-chave ā€œdefensivos agrĆ­colasā€, sua marca apareƧa nos resultados do Google. 

Ou seja, com a otimização, quem quer que se interesse por esse produto encontrar a usa empresa com facilidade. 

Redes sociais 

O Facebook e o Instagram, por exemplo, podem ser utilizados por uma marca que vende mĆ”quinas agrĆ­colas para criar uma conexĆ£o mais Ć­ntimas com os seguidores. 

Isso divulga a empresa e constrói um grupo de clientes pautados na fidelidade. 

E-mail marketing 

Consiste em enviar promoƧƵes e conteĆŗdo para endereƧos de e-mail coletados de clientes. 

A ideia Ć© manter a frequĆŖncia no relacionamento para que as pessoas nĆ£o esqueƧam de vocĆŖ futuramente. 

Influenciadores digitais 

HĆ” estudos mostrando que as pessoas realizam compras a partir de recomendaƧƵes de influenciadores da internet. 

Essa tendĆŖncia precisa ser aproveitada para ampliar o pĆŗblico da sua marca. 

Criação de conteĆŗdo 

Produzir e compartilhar conteĆŗdo em diversos canais visa encantar e educar os consumidores na jornada de compra. 

Dessa forma, uma empresa, digamos, de geomonitoramento pode criar um blog para destacar todos os benefĆ­cios desse tipo de serviƧo para a lavouras. 

Busca-se criar valor e desenvolver um relacionamento para que a sua marca seja lembrada no momento da escolha do cliente. 

Publicidade online 

Deve ser considerada a possibilidade de investimento em anĆŗncios pagos no Facebook Ads ou Google Ads objetivando chegar a um pĆŗblico segmentado. 

Por que marketing digital em negócios fĆ­sicos? 

Seja qual for o produto ou serviƧo pretendido por uma pessoa, a jornada de compra vai comeƧar pelo Google. 

Por isso, a presenƧa digital de qualquer negócio fĆ­sico deve ser sólida, caso contrĆ”rio os consumidores nĆ£o vĆ£o encontrĆ”-lo. 

O marketing digital busca atrair clientes e tambĆ©m fidelizĆ”-los, pois se alguĆ©m jĆ” tem conhecimento da sua marca, fica mais fĆ”cil vender. 

Mas por que motivo os negócios fĆ­sicos precisam se preocupar com marketing digital? Ɖ sobre isso que vamos conversar agora. 

Superar fronteiras 

O alcance geogrĆ”fico dos negócios fĆ­sicos tem limitação. O marketing digital resolve esse problema. 

Com ele, o negócio local converte-se em negócio global. 

Competir no ambiente digital 

A concorrĆŖncia estĆ” no mundo online, alĆ©m do espaƧo local. 

Uma fĆ”brica de peƧas, por exemplo, que nĆ£o disponibiliza seu catĆ”logo nas redes sociais vai ser ultrapassada por empresas que fazem isso. 

O marketing digital auxilia na competição dos negócios fĆ­sicos. 

Facilitar para o cliente 

No mundo atual, os consumidores querem conveniĆŖncia no sentido de saber informaƧƵes relevantes antes de fazer visita ao seu negócio fĆ­sico. 

Isso significa deixar claro para eles coisas como horĆ”rio de funcionamento e apresentar o catĆ”logo de produtos e serviƧos de antemĆ£o. 

Relacionar-se com o cliente 

Marketing digital, como jĆ” dissemos, tem a missĆ£o de atrair clientes e nutrir os que jĆ” existem. 

Com o e-mail marketing, os blogs e as redes sociais acontece uma conexĆ£o personalizada com os consumidores. 

Mensurar e analisar os resultados 

Com o marketing digital hĆ” a vantagem de se conseguir mensurar o desempenho das estratĆ©gias, de modo a promover otimizaƧƵes. 

Nesse sentido, existem ferramentas como o Google Analytics que possibilitam o acompanhamento do trĆ”fego, o comportamento do usuĆ”rio e o retorno sobre o que foi investido. 

Fazer publicidade eficiente e acessĆ­vel 

O marketing digital permite opƧƵes de publicidade mais acessĆ­veis e eficientes se comparado aos modelos tradicionais. 

De que maneira atrair clientes pela internetĀ ?

Pois bem. Depois de conhecer os benefícios do marketing digital, chegou o momento de entender como atrair clientes pela internet. A seguir, você vai aprender como colocar em prÔtica as estratégias que devem ser priorizadas. 

Coloque-se no Google 

O Google Ć© o buscador utilizado por 99% dos usuĆ”rios para encontrar o que quer que seja. 

Portanto, Ć© preciso aparecer no Google para que vocĆŖ apareƧa para as pessoas. VocĆŖ conseguirĆ” isso seguindo as dicas que selecionamos a seguir: 

FaƧa a configuração do Google Meu Negócio 

A primeira coisa a fazer Ć© configurar uma pĆ”gina nesse recurso nativo. 

Assim, serĆ” possĆ­vel que informaƧƵes essenciais do seu negócio sejam encontradas pelas pessoas. 

Com isso, potencializa-se a possibilidade de os usuĆ”rios encontrarem vocĆŖ e fazerem contato. 

Crie um site 

NĆ£o basta apenas estar presente nas redes sociais. Ɖ necessĆ”rio ter um site, ou seja, o seu território na internet. 

Ɖ lĆ” que os usuĆ”rios serĆ£o direcionados para a apresentação dos seus serviƧos e produtos, alĆ©m de ser um ponto de melhora da sua visibilidade na rede. 

Otimize suas pĆ”ginas 

SEO (Search Engine Optimization) sĆ£o estratĆ©gias que funcionam para otimizar as suas pĆ”ginas para que o Google possa encontrĆ”-las com mais facilidade e, consequentemente, trazer mais visibilidade Ć  sua marca. 

A ideia Ć© que o seu site esteja nas primeiras posiƧƵes dos resultados de busca. Um site otimizado para os mecanismos de busca ganharĆ” em visibilidade, credibilidade, trĆ”fego e conversƵes. 

Dentre as aƧƵes de otimização de um site destacam-se: 

Pesquisa de palavra-chave 

O primeiro passo Ć© saber quais as palavras-chave que as pessoas usarĆ£o para procurar informaƧƵes que tem a ver com o seu site. HĆ” ferramentas que podem ajudar nesse sentido, a saber, os planejadores de palavras-chave. 

TĆ­tulo e descrição 

SĆ£o informaƧƵes importante para que o algoritmo reconheƧa o tipo de conteĆŗdo e atraia cliques nos resultados de pesquisa 

URLs amigĆ”veis 

As URLs precisam conter as palavras-chave da pĆ”gina e serem curtas e descritivas. 

Links internos 

Linkar uma pĆ”gina Ć  outra do seu site contribui para a navegação e conquista de autoridade. 

Backlinks  

SĆ£o links para o seu site que estĆ£o em outros sites. Com isso, o Google entende que vocĆŖ produz conteĆŗdo rico. 

Velocidade do site 

Um site que carrega com rapidez Ć© um dos critĆ©rios de classificação dos mecanismos de busca. 

Responsividade 

O site deve ter compatibilidade e ser amigĆ”vel com dispositivos móveis, como smartphones e tablets. 

Tags HTML 

As tags de tĆ­tulo (H1, H2, H3…) devem ser utilizadas corretamente, assim como as tags ALT para imagens. 

Analytics  

Ɖ importante lanƧar mĆ£o dessas ferramentas para medir o desempenho e ajustar o que for preciso. 

Redes sociais 

Para melhorar sua visibilidade, uma das estratĆ©gias bĆ”sicas Ć© compartilhara o seu conteĆŗdo nas redes sociais. 

Faça atualização frequente 

Sites ativos e atualizados tĆŖm a preferĆŖncia dos mecanismos de busca. 

Use e abuse das redes sociais 

As redes sociais sĆ£o determinantes para as suas vendas e relacionamento. Só o Instagram, por exemplo, tem mais de 113 milhƵes de usuĆ”rios no Brasil. 

Sabe-se que o brasileiro tem basicamente trĆŖs objetivos nas redes sociais: 

• Relacionar-se: compartilhar momentos com amigos e interagir com as marcas. As pessoas estĆ£o Ć  procura de conteĆŗdo que tenha autenticidade e as faƧam se sentir como pertencentes de uma comunidade. 

• Conhecer novas histórias: envolver-se em conteĆŗdo que inspire e traga inspiração. As pessoas estĆ£o Ć  procura de narrativas que possam se identificar. 

• Comprar: o Instagram Ć© um universo de vendas tambĆ©m. As pessoas estĆ£o Ć  procura de novidades e promoƧƵes interessantes. 

Otimize a biografia 

Esse Ć© o campo no seu perfil para deixar suas informaƧƵes bĆ”sicas como nome, ocupação, local, e-mail, link. 

Ɖ interessante usar palavras-chave que tenham relação como o seu nicho de mercado. 

Trabalhe com os destaques 

Os destaques do Instagram ajudam muito a colocar em evidĆŖncia o que vocĆŖ quer. 

Organize os destaques e apresente os seus produtos e serviƧos 

Poste diariamente 

Postar todos os dias Ć© uma forma de manter o engajamento dos seguidores. 

EntĆ£o, elabore um calendĆ”rio e o produza conteĆŗdo relevante. 

TambĆ©m procure aprende a usar o feed, o reels e o story de maneira adequada. 

Feed  

Ɖ a base do seu perfil no Instagram, onde vocĆŖ pode colocar imagens e vĆ­deos relacionados Ć  sua marca. 

Escreva legendas criativas e que tragam informação, poste fotos de qualidade, use depoimentos de clientes satisfeitos, imagens de making of e utilize hashtags que abarquem um pĆŗblico maior. 

Reels 

SĆ£o vĆ­deos de atĆ© 30 segundos de duração que ficam na aba ā€œExplorarā€. 

Abuse da criatividade, com efeitos, mĆŗsica edição. Aqui valem desafios, tutoriais e vĆ­deos de making of. 

Story 

SĆ£o conteĆŗdos temporĆ”rios que duram 24 horas. 

Explore a interatividade com perguntas e enquetes, por exemplo. 

Aproveite os influenciadores 

Pense em contar com influenciadores do seu segmento, pois isso causa grande impacto nos usuĆ”rios. 

Invista em anĆŗncios 

Para finalizar, Ć© preciso investir em anĆŗncios pagos. 

Portanto, nĆ£o deixe de usar o Google Ads e o Facebook Ads, segmentando o seu pĆŗblico para atingir o alvo sem erro. 

Certifique-se de criar anĆŗncios atrativos e criativos; inclusive, observe como o seu concorrente vem fazendo para produzir material que dialogue com as tendĆŖncias do seu mercado. 

Agora que vocĆŖ teve essa visĆ£o panorĆ¢mica de como atrair clientes para a sua marca, que tal conferir os nossos cursos de marketing digital no agronegócio?  

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