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Saiba atrair clientes por meio do marketing digital

O marketing digital é uma ferramenta que conquistou papel fundamental para atrair clientes e alcançar resultados. 

Este artigo vai mostrar para você que um negócio físico necessariamente precisa de marketing digital. Depois, apresentará estratégias para atrair clientes e alavancar o seu negócio. 

O que é marketing digital ?

Trata-se de uma série de estratégias, ferramentas e táticas usadas pelas empresas para vender seus produtos e serviços na internet. 

A meta é potencializar o poder de atração e conversão de clientes no universo online. Vamos saber mais sobre essas estratégias? 

Site otimizado para o Google 

Imaginemos uma empresa que vende defensivos agrícolas. Ela precisa de um site que seja otimizado de modo que quando uma alguém pesquisar a palavra-chave “defensivos agrícolas”, sua marca apareça nos resultados do Google. 

Ou seja, com a otimização, quem quer que se interesse por esse produto encontrar a usa empresa com facilidade. 

Redes sociais 

O Facebook e o Instagram, por exemplo, podem ser utilizados por uma marca que vende máquinas agrícolas para criar uma conexão mais íntimas com os seguidores. 

Isso divulga a empresa e constrói um grupo de clientes pautados na fidelidade. 

E-mail marketing 

Consiste em enviar promoções e conteúdo para endereços de e-mail coletados de clientes. 

A ideia é manter a frequência no relacionamento para que as pessoas não esqueçam de você futuramente. 

Influenciadores digitais 

Há estudos mostrando que as pessoas realizam compras a partir de recomendações de influenciadores da internet. 

Essa tendência precisa ser aproveitada para ampliar o público da sua marca. 

Criação de conteúdo 

Produzir e compartilhar conteúdo em diversos canais visa encantar e educar os consumidores na jornada de compra. 

Dessa forma, uma empresa, digamos, de geomonitoramento pode criar um blog para destacar todos os benefícios desse tipo de serviço para a lavouras. 

Busca-se criar valor e desenvolver um relacionamento para que a sua marca seja lembrada no momento da escolha do cliente. 

Publicidade online 

Deve ser considerada a possibilidade de investimento em anúncios pagos no Facebook Ads ou Google Ads objetivando chegar a um público segmentado. 

Por que marketing digital em negócios físicos? 

Seja qual for o produto ou serviço pretendido por uma pessoa, a jornada de compra vai começar pelo Google. 

Por isso, a presença digital de qualquer negócio físico deve ser sólida, caso contrário os consumidores não vão encontrá-lo. 

O marketing digital busca atrair clientes e também fidelizá-los, pois se alguém já tem conhecimento da sua marca, fica mais fácil vender. 

Mas por que motivo os negócios físicos precisam se preocupar com marketing digital? É sobre isso que vamos conversar agora. 

Superar fronteiras 

O alcance geográfico dos negócios físicos tem limitação. O marketing digital resolve esse problema. 

Com ele, o negócio local converte-se em negócio global. 

Competir no ambiente digital 

A concorrência está no mundo online, além do espaço local. 

Uma fábrica de peças, por exemplo, que não disponibiliza seu catálogo nas redes sociais vai ser ultrapassada por empresas que fazem isso. 

O marketing digital auxilia na competição dos negócios físicos. 

Facilitar para o cliente 

No mundo atual, os consumidores querem conveniência no sentido de saber informações relevantes antes de fazer visita ao seu negócio físico. 

Isso significa deixar claro para eles coisas como horário de funcionamento e apresentar o catálogo de produtos e serviços de antemão. 

Relacionar-se com o cliente 

Marketing digital, como já dissemos, tem a missão de atrair clientes e nutrir os que já existem. 

Com o e-mail marketing, os blogs e as redes sociais acontece uma conexão personalizada com os consumidores. 

Mensurar e analisar os resultados 

Com o marketing digital há a vantagem de se conseguir mensurar o desempenho das estratégias, de modo a promover otimizações. 

Nesse sentido, existem ferramentas como o Google Analytics que possibilitam o acompanhamento do tráfego, o comportamento do usuário e o retorno sobre o que foi investido. 

Fazer publicidade eficiente e acessível 

O marketing digital permite opções de publicidade mais acessíveis e eficientes se comparado aos modelos tradicionais. 

De que maneira atrair clientes pela internet ?

Pois bem. Depois de conhecer os benefícios do marketing digital, chegou o momento de entender como atrair clientes pela internet. A seguir, você vai aprender como colocar em prática as estratégias que devem ser priorizadas. 

Coloque-se no Google 

O Google é o buscador utilizado por 99% dos usuários para encontrar o que quer que seja. 

Portanto, é preciso aparecer no Google para que você apareça para as pessoas. Você conseguirá isso seguindo as dicas que selecionamos a seguir: 

Faça a configuração do Google Meu Negócio 

A primeira coisa a fazer é configurar uma página nesse recurso nativo. 

Assim, será possível que informações essenciais do seu negócio sejam encontradas pelas pessoas. 

Com isso, potencializa-se a possibilidade de os usuários encontrarem você e fazerem contato. 

Crie um site 

Não basta apenas estar presente nas redes sociais. É necessário ter um site, ou seja, o seu território na internet. 

É lá que os usuários serão direcionados para a apresentação dos seus serviços e produtos, além de ser um ponto de melhora da sua visibilidade na rede. 

Otimize suas páginas 

SEO (Search Engine Optimization) são estratégias que funcionam para otimizar as suas páginas para que o Google possa encontrá-las com mais facilidade e, consequentemente, trazer mais visibilidade à sua marca. 

A ideia é que o seu site esteja nas primeiras posições dos resultados de busca. Um site otimizado para os mecanismos de busca ganhará em visibilidade, credibilidade, tráfego e conversões. 

Dentre as ações de otimização de um site destacam-se: 

Pesquisa de palavra-chave 

O primeiro passo é saber quais as palavras-chave que as pessoas usarão para procurar informações que tem a ver com o seu site. Há ferramentas que podem ajudar nesse sentido, a saber, os planejadores de palavras-chave. 

Título e descrição 

São informações importante para que o algoritmo reconheça o tipo de conteúdo e atraia cliques nos resultados de pesquisa 

URLs amigáveis 

As URLs precisam conter as palavras-chave da página e serem curtas e descritivas. 

Links internos 

Linkar uma página à outra do seu site contribui para a navegação e conquista de autoridade. 

Backlinks  

São links para o seu site que estão em outros sites. Com isso, o Google entende que você produz conteúdo rico. 

Velocidade do site 

Um site que carrega com rapidez é um dos critérios de classificação dos mecanismos de busca. 

Responsividade 

O site deve ter compatibilidade e ser amigável com dispositivos móveis, como smartphones e tablets. 

Tags HTML 

As tags de título (H1, H2, H3…) devem ser utilizadas corretamente, assim como as tags ALT para imagens. 

Analytics  

É importante lançar mão dessas ferramentas para medir o desempenho e ajustar o que for preciso. 

Redes sociais 

Para melhorar sua visibilidade, uma das estratégias básicas é compartilhara o seu conteúdo nas redes sociais. 

Faça atualização frequente 

Sites ativos e atualizados têm a preferência dos mecanismos de busca. 

Use e abuse das redes sociais 

As redes sociais são determinantes para as suas vendas e relacionamento. Só o Instagram, por exemplo, tem mais de 113 milhões de usuários no Brasil. 

Sabe-se que o brasileiro tem basicamente três objetivos nas redes sociais: 

• Relacionar-se: compartilhar momentos com amigos e interagir com as marcas. As pessoas estão à procura de conteúdo que tenha autenticidade e as façam se sentir como pertencentes de uma comunidade. 

• Conhecer novas histórias: envolver-se em conteúdo que inspire e traga inspiração. As pessoas estão à procura de narrativas que possam se identificar. 

• Comprar: o Instagram é um universo de vendas também. As pessoas estão à procura de novidades e promoções interessantes. 

Otimize a biografia 

Esse é o campo no seu perfil para deixar suas informações básicas como nome, ocupação, local, e-mail, link. 

É interessante usar palavras-chave que tenham relação como o seu nicho de mercado. 

Trabalhe com os destaques 

Os destaques do Instagram ajudam muito a colocar em evidência o que você quer. 

Organize os destaques e apresente os seus produtos e serviços 

Poste diariamente 

Postar todos os dias é uma forma de manter o engajamento dos seguidores. 

Então, elabore um calendário e o produza conteúdo relevante. 

Também procure aprende a usar o feed, o reels e o story de maneira adequada. 

Feed  

É a base do seu perfil no Instagram, onde você pode colocar imagens e vídeos relacionados à sua marca. 

Escreva legendas criativas e que tragam informação, poste fotos de qualidade, use depoimentos de clientes satisfeitos, imagens de making of e utilize hashtags que abarquem um público maior. 

Reels 

São vídeos de até 30 segundos de duração que ficam na aba “Explorar”. 

Abuse da criatividade, com efeitos, música edição. Aqui valem desafios, tutoriais e vídeos de making of. 

Story 

São conteúdos temporários que duram 24 horas. 

Explore a interatividade com perguntas e enquetes, por exemplo. 

Aproveite os influenciadores 

Pense em contar com influenciadores do seu segmento, pois isso causa grande impacto nos usuários. 

Invista em anúncios 

Para finalizar, é preciso investir em anúncios pagos. 

Portanto, não deixe de usar o Google Ads e o Facebook Ads, segmentando o seu público para atingir o alvo sem erro. 

Certifique-se de criar anúncios atrativos e criativos; inclusive, observe como o seu concorrente vem fazendo para produzir material que dialogue com as tendências do seu mercado. 

Agora que você teve essa visão panorâmica de como atrair clientes para a sua marca, que tal conferir os nossos cursos de marketing digital no agronegócio?  

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