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Como criar um produto online no agronegócio

Se você tem o desejo de ganhar dinheiro vendendo um produto online no agronegócio e ainda sabe pouco sobre o assunto, chegou a hora de aprender os primeiros passos. 

Neste artigo, preparamos dicas valiosíssimas para que que você possa iniciar sua jornada como infoprodutor no universo do agronegócio. Portanto, não sai daqui e aproveite o texto! 

Como planejar o seu produto online no agronegócio? 

A primeira coisa a fazer é um planejamento otimizado e assertivo, compreendendo que há todo um ecossistema a ser elaborado para que seu produto seja bem-sucedido. 

Existem certas etapas a serem cumpridas no planejamento, sob pena de você não errar fatalmente. No planejamento, você definirá sua proposta e sua promessa, construirá sua audiência e, finalmente, criará o curso que as pessoas vão comprar. 

Quer entender melhor? Então vamos lá! 

Uma sugestão é fazer um mapa mental com o nome que você tem em mente para que o processo fique mais claro. 

Antes de tudo, crie sua primeira ideia, que chamamos de briefing. 

A partir daí é que serão definidos o produto, o cliente, a proposta e a promessa. 

Produto 

É importante orientar o planejamento com os dados do produto, como o nome, o tipo e o preço. É provável que haja mudanças ao longo do processo, mas isso não importa muito. 

Cliente ideal 

Para saber quem é o cliente ideal para seu produto online, utilizamos o chamado AVATAR, que é um processo da estratégia para descobrir quem é esse cliente e trazê-lo para a realidade. 

Isso é importante, porque qualquer produto, serviço ou projeto é feito para resolver algum problema para alguém. Esse é o princípio de tudo.  

Há várias formas de definir seu avatar, dentre elas, pesquisas com a audiência, pesquisas com novos clientes e pesquisas com clientes antigos. 

No caso de quem está começando do zero, quer dizer, se você está no processo de criação de um produto online para ensinar algo no qual você é especialista, então O AVATAR É VOCÊ! 

Pense como você era antes de adquirir a habilidade que você tem hoje…o que você queria?…o que precisou aprender?…quais problemas enfrentou? 

Então, pense no que pode ser oferecido para que seus futuros alunos aprendam o que você aprendeu sem enfrentar as dores que você enfrentou. Nesse sentido, é crucial que você foque nas dores e problemas do seu avatar, pois as pessoas têm a tendência de comprar um curso mais para resolver uma dor do que para preveni-la. Ou você vai dizer que normalmente compra vitamina C antes de pegar gripe? 

Portanto, inicie nomeando o avatar e defina os dados demográficos dele, como sexo predominante, idade e profissão predominante. 

Agora vem o ponto primordial, que é a definição do que ele pode estar buscando com a compra do seu produto. Em outras palavras, quais são seus sonhos e dores? 

Proposta 

Uma vez definido seu avatar, é hora de criar uma PROPOSTA, aquilo que você está querendo ensinar para que seu avatar tenha sucesso com seu curso online. 

Afinal, o que é necessário ensinar para que seu avatar alcance os objetivos desejados? Defina e acrescente essa ideia no seu mapa mental! 

Promessa 

A sua promessa deve consistir em apresentar benefícios e não características. Você não compra uma faca só porque ela tem uma cor diferente, mas sim porque ela tem um bom corte, não é mesmo? 

Por isso, você deve ter em mente qual o benefício que as pessoas vão ter ao comprar seu produto, qual a solução que você está prometendo para o comprador. 

Audiência 

Você pode criar demanda mesmo antes de ter o curso pronto, perguntando para as pessoas o que elas esperam que seja ensinado.  

É possível criar uma recompensa digital, como uma aula ao vivo ou um e-book, por exemplo, para presentear aqueles que fizerem cadastro em sua lista de e-mail. 

Pronta a recompensa, faça uma página de inscrição para que as pessoas deixem alguns dados para receber gratuitamente o presente. 

Para que o público chegue até essa página, uma dica é criar canais nas redes sociais e produzir conteúdo rico que esteja relacionado aos sonhos e dores do seu avatar, divulgando sua página de inscrição a cada novo post. Se quiser impulsionar seus resultados, utilizar anúncios é uma boa pedida. 

Não deixe de interagir com sua audiência, ficando atento, respondendo os comentários e construindo uma conexão com quem se cadastra na lista. 

Como criar o seu conteúdo? 

A criação do conteúdo é uma parte fundamental para a venda do produto online no agronegócio. Comece definindo os objetivos de cada módulo do curso e estruture os tópicos. Pesquise e desenvolva o conteúdo de forma autêntica, não copiando, e escolha o formato mais adequado, seja um e-book, vídeo ou outro. 

Ferramentas 

Existem várias ferramentas disponíveis para a criação de conteúdo digital, como o Adobe Acrobat Pro DC, Word, PAGES ou Google Docs para e-books, e diversos equipamentos para gravação de vídeo, dependendo do seu orçamento. 

Conteúdo em vídeo 

Se seu conteúdo for no formato de vídeo, o processo muda sensivelmente. 

É óbvio que seus primeiros vídeos não serão bons, a não ser que você tenha muita aptidão para a tarefa, mas eles vão melhorar com a prática. 

Existem duas maneiras de criar conteúdo em vídeo, uma mais lúdica e outra focada no ensino. E de novo: um bom infoprodutor deve ter a sensibilidade de utilizar os dois formatos em diferentes etapas da estratégia. 

Quanto ao roteiro, o mais simples é escrever o título e o intuito do vídeo, definir os tópicos e criar o conteúdo. Em um processo um pouco mais avançado, você pode criar pequenas partes e gravar cada etapa do vídeo conforme esses trechos. De um modo mais complexo, você tem a possibilidade de criar o conteúdo integral em texto e então gravar com o auxílio de um teleprompter ou gravar pílulas e juntar tudo na edição em seguida. 

Equipamentos 

Se para compor um e-book é necessário apenas uma ferramenta, no vídeo as coisas são diferentes. Mas não vá desanimar, pois existem opções muito honestas e relativamente baratas. 

Você precisará de um microfone para screencasts. Há alternativas de ótimo custo/benefício no mercado. 

Quanto aos softwares, assim como os microfones, existem opções até mesmo gratuitas para a captação de tela. 

Nas gravações de vídeo em que você estará em cena, uma câmera tem de ser adquirida. Porém, para quem está começando e não pode investir tanto, um smartphone consegue resolver bem essa função. Apenas fique atento e procure fazer as gravações em ambientes bem iluminados para que a qualidade seja garantida. 

Enfim, com o tempo você vai ampliando seu set com equipamentos de entrada, de iluminação, gravador h1 e de lapela. No mercado livre dá para encontrar excelentes preços, e se alguém conseguir trazer para você de fora do país é ainda melhor. 

O importante é conseguir extrair todas as potencialidades dos seus equipamentos, não importa o preço que você pagou por eles. 

E aí, viu como não é um bicho de sete cabeças criar um produto online no agronegócio? Deixe um comentário aqui dizendo o que achou do que você aprendeu neste artigo! 

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