O marketing digital no agronegócio é uma realidade que cada mais ganha importância, seja para aumentar as vendas, descobrir o perfil das personas, agregar valor aos produtos e serviços ou mesmo para impactar positivamente em pautas socioambientais.
Neste artigo, trazemos 5 exemplos de empresas ligadas ao agronegócio que se destacaram por meio de campanhas de marketing extremamente eficientes.
Boa leitura!
1. Friboi
Duas ações se destacam quando pensamos na Friboi.
Primeiramente, a promoção “Miniastros”, em 2012. O exemplar de bonequinhos era adquirido quando o consumidor comprava cinco produtos Friboi. Só na semana inicial, 400 mil bonecos foram trocados.
A segunda ação foi a contratação, em 2013, do ator Tony Ramos como garoto-propaganda da empresa. O resultado foi que essa temporada – que contava com o slogan “Peça Friboi. Carne confiável tem nome”- rendeu à marca o prêmio Marketing Best 2013.
Mas a empresa também investiu muito no marketing digital. O site da Friboi, além da loja online, conta com várias receitas e uma função chamada “churrascômetro”, em que é possível fazer o cálculo das quantidades de carne, carvão, sal e bebidas conforme o total de pessoas.
Há também artigos, manuais e palestras voltadas para pecuaristas, um canal do YouTube e uma mapa para localizar milhares de açougues no território nacional.
Mais de 1 milhão de pessoas seguem a marca no Facebook. No Instagram, são mais de 140 mil.
2. Itambé
Outro exemplo de marketing digital no agronegócio eficiente é o da Itambé.
A empresa desenvolveu campanhas ensinando receitas típicas do Brasil. Em seguida, criou um blog com dicas básicas, segmentado por categorias como “Fitness”, “Gastrô” e “Mães”.
Em um determinado momento, houve uma crise acarretada por denúncia a respeito do Achocolatado Itambezinho, supostamente contaminado. Esse fato não abalou a empresa, que utilizou muito bem as redes sociais para contornar a situação e reafirmar a autoridade no segmento.
A Itambé tem quase 1 milhão de seguidores no Facebook e por volta de 140 mil no Instagram. Um dos destaques da empresa são os vídeos com o chef de cozinha Leo Paixão preparando pratos, sempre com convidados conhecidos do público.
3. Barenbrug do Brasil
A empresa holandesa do setor de sementes forrageiras existe desde 1904 e está no Brasil desde 2012, com atuação comercial desde 2015.
Até a pandemia, no Brasil a marca não tinha nada relacionado ao marketing digital, como plataforma, material digitalizado e mensuração de resultados.
Com a pandemia, a empresa começou uma transição digital trabalhando com conteúdos otimizados para os robôs de busca do Google.
Diversos canais ganharam vida, como podcasts, e-Books, blog, folders digitais e cursos online. Os resultados podem ser resumidos nos seguintes dados:
- 587% de retorno de investimento;
- 44 palavras-chave da marca na primeira posição do Google;
- 82.461 visitantes no primeiro período de investimento digital;
- 5920 leads com 1049 fechamentos de negócio nessa primeira etapa.
O site da empresa conta com blog, e-Books, cursos, planilhas, webinar e acesso a WhatsApp para facilitar a conexão com o usuário.
4. Jacobs Douwe Egberts (JDE)
Eis outro caso interessante de marketing digital no agronegócio.
Nascida em 1753, a empresa holandesa do ramo de chás e cafés percebeu, em 2020, que o mercado de vendas de café online estava em franca ascensão.
Então, iniciou um processo rigoroso de transformação digital, reformulando todo o gerenciamento.
O passo inicial foi entender as especificidades do universo digital e do universo da TV, no sentido de que não basta aplicar para o digital o que era produzido para a TV.
Nesse sentido, a marca tratou de investir em capacitação digital para a equipe, de modo que habilidades específicas fossem desenvolvidas da melhor forma.
Ademais, a Jacobs Douwe Egberts (JDE) adotou a prática de mensuração de dados, entrando definitivamente no mundo digital. Líder de mercado, hoje está presente em mais de 140 países no planeta.
5. Taurus
Desde 2001, a empresa surgida no Canadá atua no mercado de produtos agronômicos.
Durante anos trabalhou com base em processos tradicionais, inclusive no chamado boca a boca. Seu site era absolutamente mal utilizado, tal como diversas empresas do segmento da agricultura hoje em dia.
Desde 2016, começou uma renovação com base no marketing digital. Dessa forma, o site foi todo modificado, com a adição do catálogo dos produtos e da criação de um blog para postar conteúdo relacionado aos produtos à venda. Também passou a disponibilizar conteúdo premium para cadastrados, além de oferecer newsletters e postagens nas redes sociais,
O acesso ao site cresceu 152% e a taxa de conversão aumentou 768%, isso no primeiro ano de transformação digital.
Os exemplos aqui mostrados de marketing digital no agronegócio mostram muito bem que esse tipo de investimento não é meramente uma opção. No mundo de hoje, é uma prática que deve ser obrigatória para o sucesso de qualquer empresa.
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