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5 casos bem-sucedidos de marketing digital no agronegócio

O marketing digital no agronegócio é uma realidade que cada mais ganha importância, seja para aumentar as vendas, descobrir o perfil das personas, agregar valor aos produtos e serviços ou mesmo para impactar positivamente em pautas socioambientais. 

Neste artigo, trazemos 5 exemplos de empresas ligadas ao agronegócio que se destacaram por meio de campanhas de marketing extremamente eficientes.  

Boa leitura! 

1. Friboi 

Duas ações se destacam quando pensamos na Friboi. 

Primeiramente, a promoção “Miniastros”, em 2012. O exemplar de bonequinhos era adquirido quando o consumidor comprava cinco produtos Friboi. Só na semana inicial, 400 mil bonecos foram trocados. 

A segunda ação foi a contratação, em 2013, do ator Tony Ramos como garoto-propaganda da empresa. O resultado foi que essa temporada – que contava com o slogan “Peça Friboi. Carne confiável tem nome”- rendeu à marca o prêmio Marketing Best 2013. 

Mas a empresa também investiu muito no marketing digital. O site da Friboi, além da loja online, conta com várias receitas e uma função chamada “churrascômetro”, em que é possível fazer o cálculo das quantidades de carne, carvão, sal e bebidas conforme o total de pessoas. 

Há também artigos, manuais e palestras voltadas para pecuaristas, um canal do YouTube e uma mapa para localizar milhares de açougues no território nacional. 

Mais de 1 milhão de pessoas seguem a marca no Facebook. No Instagram, são mais de 140 mil. 

2. Itambé 

Outro exemplo de marketing digital no agronegócio eficiente é o da Itambé. 

A empresa desenvolveu campanhas ensinando receitas típicas do Brasil. Em seguida, criou um blog com dicas básicas, segmentado por categorias como “Fitness”, “Gastrô” e “Mães”. 

Em um determinado momento, houve uma crise acarretada por denúncia a respeito do Achocolatado Itambezinho, supostamente contaminado. Esse fato não abalou a empresa, que utilizou muito bem as redes sociais para contornar a situação e reafirmar a autoridade no segmento. 

A Itambé tem quase 1 milhão de seguidores no Facebook e por volta de 140 mil no Instagram. Um dos destaques da empresa são os vídeos com o chef de cozinha Leo Paixão preparando pratos, sempre com convidados conhecidos do público. 

3. Barenbrug do Brasil 

A empresa holandesa do setor de sementes forrageiras existe desde 1904 e está no Brasil desde 2012, com atuação comercial desde 2015. 

Até a pandemia, no Brasil a marca não tinha nada relacionado ao marketing digital, como plataforma, material digitalizado e mensuração de resultados. 

Com a pandemia, a empresa começou uma transição digital trabalhando com conteúdos otimizados para os robôs de busca do Google. 

Diversos canais ganharam vida, como podcasts, e-Books, blog, folders digitais e cursos online. Os resultados podem ser resumidos nos seguintes dados: 

O site da empresa conta com blog, e-Books, cursos, planilhas, webinar e acesso a WhatsApp para facilitar a conexão com o usuário. 

4. Jacobs Douwe Egberts (JDE) 

Eis outro caso interessante de marketing digital no agronegócio. 

Nascida em 1753, a empresa holandesa do ramo de chás e cafés percebeu, em 2020, que o mercado de vendas de café online estava em franca ascensão. 

Então, iniciou um processo rigoroso de transformação digital, reformulando todo o gerenciamento. 

O passo inicial foi entender as especificidades do universo digital e do universo da TV, no sentido de que não basta aplicar para o digital o que era produzido para a TV. 

Nesse sentido, a marca tratou de investir em capacitação digital para a equipe, de modo que habilidades específicas fossem desenvolvidas da melhor forma. 

Ademais, a Jacobs Douwe Egberts (JDE) adotou a prática de mensuração de dados, entrando definitivamente no mundo digital. Líder de mercado, hoje está presente em mais de 140 países no planeta. 

5. Taurus 

Desde 2001, a empresa surgida no Canadá atua no mercado de produtos agronômicos. 

Durante anos trabalhou com base em processos tradicionais, inclusive no chamado boca a boca. Seu site era absolutamente mal utilizado, tal como diversas empresas do segmento da agricultura hoje em dia. 

Desde 2016, começou uma renovação com base no marketing digital. Dessa forma, o site foi todo modificado, com a adição do catálogo dos produtos e da criação de um blog para postar conteúdo relacionado aos produtos à venda. Também passou a disponibilizar conteúdo premium para cadastrados, além de oferecer newsletters e postagens nas redes sociais, 

O acesso ao site cresceu 152% e a taxa de conversão aumentou 768%, isso no primeiro ano de transformação digital.  

Os exemplos aqui mostrados de marketing digital no agronegócio mostram muito bem que esse tipo de investimento não é meramente uma opção. No mundo de hoje, é uma prática que deve ser obrigatória para o sucesso de qualquer empresa. 

Busca solução para o seu negócio? Então fale com a gente! 

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